Está aqui

Marchas pela Eliminação da Violência contra as Mulheres esta quinta-feira

Lisboa, Coimbra, Viseu, Braga e Porto irão celebrar o dia internacional contra todos os tipos de violência sobre a mulher com marchas a começar pelas 17h30. 
Imagem via Facebook.

Várias associações juntaram-se para organizar as marchas em cinco cidades do país no Dia Internacional Contra Todos os Tipos de Violência sobre a Mulher. 

Em 2020, segundo os dados do Observatório das Mulheres Assassinadas, foram assassinadas 35 mulheres em Portugal, 19 por motivos de género ou violência de género e 16 noutros contextos. Verificaram-se, ainda, mais 50 tentativas de feminicídio.

Segundo se pode ler no manifesto das marchas, "as denúncias, a luta das associações, as campanhas de sensibilização e educação e as medidas governamentais continuam a não ser suficientes para terminar com esta outra pandemia que se alastra há anos: a violência contra as mulheres que apenas aumentou com a permanência no mesmo espaço com as pessoas agressoras".

As associações consideram "inadmissível que a violência contra as mulheres se tenha naturalizado na sociedade em que vivemos. Mas é infelizmente possível, porque as raízes patriarcais alimentam a indiferença, validam o machismo e normalizam a violência".

Em Lisboa, a marcha irá ter início pelas 17h30, partindo do Largo do Intendente, sendo convocada pelas associações A Coletiva, ANIMAR, APDMGP, Casa do Brasil, Clube Safo, FEM, Feministas.pt, Igualdade.pt, ILGA Portugal, INMUNE, Plataforma GENI, Por Todas Nós, TransMissão e UMAR.

Em Coimbra, terá início pelas também pelas 17h30 e partirá da Praça 8 de Maio, com organização da Rede 8M, Nascer Coimbra, RUA, Brigada Fernanda Mateus, Grupo Amnistia Internacional Coimbra, UMAR Coimbra, Casa da Esquina - Associação Cultural. 

A marcha de Viseu terá início pelas 18h partindo da Praça da República, com organização da Plataforma Já Marchavas.

Em Braga, a marcha parte da Avenida Central pelas 18h30, com organização da UMAR Braga, Rede 8 M, Greve Climárica Estudantil - Braga, RUA, The Revolution, Civitas Braga.

Por fim, no Porto, terá início pelas 19h, partindo da Praça dos Poveiros, com organização da ADDIM, APDES, Associação Plano I, BRASOAR, Cruz Vermelha Portuguesa, GAV do CNAIM Norte, Rede 8 M, UMAR

Termos relacionados Sociedade
(...)