SEX, 26 ABR 19H // NOITE DOS LIVROS CENSURADOS

Na noite de 26 de Abril, uma roda de leitura individual e/ou colectiva será formada no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) em Alcântara, Lisboa, de livros censurados pela ditadura do Estado Novo (1933-1974).

Será mais uma forma de homenagem da UMAR aos valores de Abril, da Liberdade e da Democracia, aderindo a esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura, APEL e do Jornal Público. Uma (re)descoberta das obras de muitas autoras (escritoras, jornalistas, pensadoras…) alvo da Censura em Portugal pelo anterior regime.

Nós lemos livros proibidos. Somos contra a Censura e a dupla opressão que as mulheres enfrentaram, nomeadamente as assumidamente feministas ou que desafiaram pretensas convenções morais, sociais e políticas da ditadura.

Uma homenagem a ELAS!

Pela escrita como forma de resistência.

25 de Abril Sempre!

#noitesdelivroscensurados#pnl2027

QUI, 18 ABR 18H // Roda de Conversa Feminista no âmbito dos 50 Anos do 25 Abril: ELAS ROMPEM O CERCO

Convite para a Roda de Conversa ‘Elas Rompem o Cerco‘ a decorrer no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) em Lisboa, Alcântara, na 5.ª feira 18 de Abril às 18h. 

Nesta sessão estarão membros do Movimento de Libertação das Mulheres que estiveram na impactante manifestação de 13 de Janeiro de 1975 no Parque Eduardo VII como como Célia Metrass, Helena de Sá Medeiros e Isabel Telinhos assim como outras companheiras envolvidas noutras movimentações de mulheres dos anos 1970 como Manuela Tavares ou São José Lapa.  

Vem ter connosco para participares e/ou partilhares a tua história.

SÁB, 13 ABR 15H // Oficina de Educação Financeira

No próximo Sábado 13 de Abril, o Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) em Lisboa, Alcântara, acolherá uma oficina sobre educação financeira, dirigida sobretudo a mulheres.

A dinamizadora será Alice Djaló, empreendedora do projecto Mother and Leader in You, onde se aprenderá a trabalhar educação financeira, gestão emocional e saúde física. O principal objectivo desta oficina será o de ajudar as mulheres a gerirem melhor os seus rendimentos.

Inscrições gratuitas mas obrigatórias nesta ligação.

QUA, 10 ABR 18H // A solidão e o envelhecimento das mulheres. Que respostas?

No âmbito do projecto ‘O idadismo de género, realidades por desocultar. Políticas públicas!’ promovido pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta com o apoio da pequena subvenção da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, realizar-se-á no dia 10 de Abril às 18h no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) em Lisboa, Alcântara, a sessão ‘A solidão e o envelhecimento das mulheres. Que respostas?‘ que intercruzará as questões do género e do idadismo.

A convidada será Rosa Araújo, fundadora e Presidente da Direcção da Associação Coração Amarelo (IPSS fundada em 2000, por 7 mulheres da área social e criada para servir a comunidade, em especial as pessoas mais velhas que vivem em solidão e isolamento, com visitas quer em casa, no hospital ou em ERPI).

Moderação por Teresa Sales, coordenadora do projecto.
Entrada livre.

QUI, 28 MAR // UMAR e CAIS organizam sessão partilhada

No âmbito da celebração do mês que assinala o Dia Internacional das Mulheres, será organizada no dia 28 de Março de manhã entre a UMAR, a Associação CAIS, o @projetosomar.pt e a Associação Eu Cão Sigo – Intervenções Assistidas por Animais uma sessão no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) que pretenderá promover a partilha sobre diferentes experiências e desenvolvimento de competências pessoais e sociais, nomeadamente a comunicação e assertividade, a gestão emocional e a desconstrução dos papéis sociais de género.

A sessão será dirigida a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

QUA, 27 MAR 18H // Leituras Partilhadas Feministas, online

Neste mês do Dia Internacional das Mulheres e ainda antes da pausa da Páscoa, temos marcada mais uma sessão (ONLINE) do ciclo Leituras Partilhadas Feministas, para a próxima 4.ª feira 27 de Março às 18h.

Sendo esta tertúlia via Zoom, independentemente da distância geográfica, qualquer pessoa interessada poderá participar, presenciando apenas ou apresentando textos literários, jornalísticos, ensaísticos, políticos, correspondência, etc, que a marquem do ponto de vista de género/feminista e cuja reflexão possa ser partilhada em grupo.

Para inscrição gratuita nesta tertúlia online, bastará enviar e-mail para: centroculturafeminista@gmail.com

Contamos contigo e… boas leituras 🙂

SEG, 18 MAR 18H30 // Apresentação do livro ‘Aquário’, 1.º Volume da Trilogia Teoria do Pessimismo

Na próxima semana, dia 18 de Março, será apresentado no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) o livro Aquário, por Angélica Vedana, Investigadora em Estudos de Memória, Património e Justiça em Transição e a autora, Marlene Barreto.  

A Angélica Vedana faz parte do núcleo de investigadoras da Teoria do Pessimismo, um projeto distópico que reflete o Pessimismo como forma de expressão e resistência sugerindo remexer no desconforto tantas vezes evitado e silenciado. Uma sensação física e emocional obrigatória para repensar a Utopia que tanto ansiamos.
O livro Aquário (que começou por ser um espetáculo de Teatro, estreado em 2022 em Portugal no Teatro da Comuna) é a primeira obra da trilogia da Teoria do Pessimismo e é focada no Capitalismo, Disputa de Poder e Crise de Afetos.

Sinopse:
2036, P. acorda com o som ensurdecedor de um alarme de emergência. Não há nada em seu redor a não ser uma intensa névoa de fumo. Sem saber quem é, procura respostas, mas a única pessoa que as pode fornecer é A., a autora da sua história que vive imersa num desespero profundo com a iminente extinção da Humanidade provocada pela erupção do vulcão Yellowstone.
A personagem reivindica um novo final e a autora luta pela sua sanidade mental. Mas o que começa por ser uma luta pela sobrevivência acaba por se transformar em algo maior com a presença de um terceiro elemento: uma visão do destino da humanidade.

Estão todas/es convidadas/es – a entrada é livre!!! Apareçam porque após esta sessão, o circuito das apresentações seguirá para o Brasil 💙

SEX, 8 MAR 11h // Inauguração da Exposição ‘Os Percursos da UMAR. O que Andámos para Aqui Chegar’

Na próxima 6.ª feira, 8 de Março de 2024 pelas 11h, inauguraremos no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) a Exposição ‘Os Percursos da UMAR. O que Andámos para Aqui Chegar’ que conta o caminho trilhado e principais marcos da nossa associação desde os seus primórdios em meados dos anos 1970 à actualidade, como foco nos concelhos de Almada e Lisboa. Dentro da luta pela emancipação das mulheres, amplas foram as etapas e temáticas pelas quais membros da UMAR se debateram em várias frentes, em prol de uma efectiva igualdade de direitos nas leis e na vida.

Será a iniciativa do CCIF/UMAR para este ano assinalar o Dia Internacional das Mulheres e é de entrada livre.

A exposição ficará posteriormente patente no CCIF/UMAR, aberta a visitas aos dias úteis entre as 10h e as 18.

Direcções: Rua da Cozinha Económica, Bloco D 30M-N 1300-149 Alcântara, Lisboa

Carris: Paragens Alcântara ou Calvário: E15, E18; 712,720, 724, 728, 732, 738, 751, 760

Carris Metropolitana: Paragem Alcântara

CP: Estações Alcântara-Mar (Linha de Cascais) e Alcântara-Terra (Linha da Azambuja)

Conferência de Imprensa “2007 – Vitória no Referendo do Aborto: Direitos a Consolidar”

No passado dia 27 de Fevereiro, a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta organizou no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) uma Conferência de Imprensa para assinalar os 17 anos da vitória do Sim no Referendo à Interrupção Voluntária de Gravidez de 2007, a importância desta conquista para as mulheres que passaram a poder interromper a gravidez por sua decisão no SNS, assim como a actual situação da aplicação da lei.

Contando com as intervenções de Idalina Rodrigues da direcção da UMAR e das médicas obstetras especialistas e com longo activismo na luta pelos direitos sexuais e reprodutivos em Portugal, Ana Campos e Maria José Alves, contou com bastante repercussão nos média. Colocamos infra, alguns links das notícias passadas na televisão e imprensa:

No passado dia 5 de Março 2024, a UMAR lançou o Manifesto Feminista Interseccional com 101 medidas para 10 áreas, incluindo a da saúde sexual e reprodutiva, que contou com cobertura na imprensa em notícias como “UMAR defende “alargamento de interrupção da gravidez a centros de saúde” ou “Associação de mulheres quer retirada “imediata” de agressores de violência doméstica de casa“.

QUI, 29 FEV 18H // Leituras Partilhadas Feministas

Queremos terminar o presente mês e assinalar este ano bissexto com uma tertúlia presencial na próxima 5.ª feira 29 de Fevereiro no nosso Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) em Alcântara, Lisboa.

Será a oportunidade esperada de nos revermos presencialmente após alguns meses de sessões online e de assim termos uma diferente fruição, em vésperas do 8 de Março – Dia Internacional das Mulheres.

Esperamos encontrar-te no dia 29, às 18h! Entrada livre.

Boas leituras 📚