Concentração contra o TTIP sábado em Lisboa

08 de outubro 2014 - 18:50

Às 17 horas no Rossio, protesta-se contra as negociações de tratados ditos de livre comércio, totalmente anti-democráticos, conduzidos em segredo e apenas com vista ao lucro das grandes corporações.

PARTILHAR

No próximo sábado, dia 11 de outubro às 17 horas no Rossio, em Lisboa, realiza-se uma concentração contra o TTIP (Transatlantc Trade and Investement Partnership – Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento e o CETA (Comprehensive Economic and Trade Agreement – Acordo Económico e Comercial Global, entre o Canadá e a União Europeia). Trata-se de acordos ditos de livre comércio, cujas negociações, totalmente anti-democráticas, são conduzidas apenas com vista ao lucro das grandes corporações e onde tudo é feito em segredo, enquanto as corporações e os seus lóbis aumentam a influência no processo.

A convocatória é de uma plataforma da sociedade civil portuguesa cujos membros partilham uma profunda preocupação pelas várias ameaças decorrentes da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento. A plataforma “Não ao TTIP” formou-se em torno de um manifesto que pode ser consultado aqui.

Por outro lado, já está disponível para ser assinada uma petição Contra o TTIP e o CETA que apela às instituições da União Europeia e aos seus estados membros que suspendam as negociações com os EUA acerca desses tratados que têm dispositivos inaceitáveis, como, por exemplo, “a resolução de litígios entre estados e investidores e as normas para a cooperação legislativa, que constituem uma ameaça para a democracia e a função do direito”.