Congresso das Alternativas promove debate sobre o SNS

03 de abril 2013 - 12:52

O Congresso Democrático das Alternativas (CDA) promove, no próximo sábado o debate “Vencer a crise com o Serviço Nacional de Saúde”, no Hotel Roma em Lisboa. Esta iniciativa insere-se na preparação da conferência “Vencer a crise com o Estado social e com a democracia”. O CDA tem outros debates marcados para 13 e 20 de abril e está a organizar um “Jantar comemorativo dos 39 anos do 25 de Abril” para 19 de abril.

PARTILHAR

O debate “Vencer a crise com o Serviço Nacional de Saúde” (ver evento no facebook) decorrerá no próximo sábado, 6 de abril, entre as 10h e as 19h, no Hotel Roma em Lisboa. Esta iniciativa terá início às 10 horas com uma intervenção de Guadalupe Simões, seguindo-se o primeiro painel “O SNS que construímos” com a participação de Mário Jorge Neves, Cipriano Justo, Maria Augusta Sousa e Cristina Paixão (moderadora).

Entre as 14 h e as 15.30h terá o lugar o segundo painel: “A economia do SNS”, com a participação de Pedro Lopes Ferreira, Ana Sofia Ferreira, José Aranda da Silva e Ana Costa (moderadora). A partir das 16h decorrerá o terceiro painel “Propostas para o futuro” com a participação de Constantino Sakellarides, António Rodrigues, Correia da Cunha, Isabel do Carmo, Tiago Correia e Cristina Andrade (moderadora). O encerramento está previsto para as 18.45h com uma alocução de Manuela Silva.

Na convocatória deste debate, no site do Congresso Democrático das Alternativas (CDA) salienta-se que na atual situação de crise “é fundamental garantir a universalidade de acesso aos cuidados de saúde e a utilização dos recursos de forma a prestar serviços de qualidade”, considerando “urgente envolver os cidadãos no debate sobre a centralidade do SNS” e “imprescindível” a preparação de alternativas políticas “alicerçadas num SNS mais forte e mais qualificado”.

A 13 de abril o CDA promove dois debates: “O Estado social no estado de direito democrático”, que terá lugar em Coimbra, a partir das 14 horas na Galeria Bar Santa Clara, e “Vencer a crise com a Segurança Social”, que terá lugar em Lisboa, a partir das 14.30 horas no Auditório do STEC Largo Machado de Assis, Lote A.

A 20 de abril, o CDA organiza o debate “Vencer a crise com a escola pública”, que terá lugar no Porto, com início às 15 horas e lugar ainda a designar.

O CDA está também a organizar o “Jantar comemorativo dos 39 anos do 25 de Abril”, que decorrerá em Lisboa na Cantina Velha da Cidade Universitária, no dia 19 de abril (sexta-feira), às 19h30, com intervenções de Fernando Vicente (engenheiro), Ana Nicolau (realizadora), José Reis (professor universitário). As inscrições para o jantar podem ser feitas através do site do CDA (aqui) ou através do e-mail [email protected], sendo o preço de 15 euros com o pagamento à entrada do jantar.

A conferência “Vencer a crise com o Estado social e com a democracia” será no dia 11 de maio.