Está aqui

Manifestação pelos direitos dos imigrantes junta centenas em Lisboa

A manifestação decorreu este domingo no Martim Moniz, contra as leis restritivas de legalização, que impedem que milhares de estrangeiros que vivem e trabalham em Portugal o façam.
Manifestação pelos direitos dos imigrantes. Foto do facebook de Anastasia Barone.

A manifestação foi convocada pela Plataforma Imigração e Cidadania, que reúne as associações de defesa dos direitos de imigrantes, para defender os direitos dos imigrantes e contestar os processos restritivos de legalização e os "procedimentos securitários do Estado português", segundo o comunicado da organização, que impedem que “milhares de estrangeiros que vivem e trabalham em Portugal se legalizem”.

Estiveram presentes centenas de manifestantes, sob temperaturas superiores a 30º, que gritaram palavras de ordem com "primeira, segunda, terceira geração, nós somos todos filhos de imigrantes". Os manifestantes manifestaram a sua solidariedade com os imigrantes indocumentados, que estão por isso sujeitos ao abuso dos patrões sem escrúpulos. Além disso, o reagrupamento familiar, segundo a lei atual, está sujeito a um teto salarial e a renovação de documentos é sempre dificultada.

A organização da manifestação relembrou que “um despacho datado de março da Diretora Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) “anulou” todas as normas até então em vigor no que diz respeito à entrada legal de estrangeiros em Portugal, determinando, nomeadamente que “só está em condições de iniciar o processo de legalização quem tenha visto de Schengen, tenha entrado no país dentro do prazo de validade do visto de Schengen, ou faça prova dessa entrada junto da autoridade policial portuguesa”", o que praticamente impossibilita qualquer estrangeiro que tenha entrado em Portugal antes de março de 2016 de cumprir estas exigências legais.

A PIC estima que cerca de 90% dos imigrantes que se encontravam em processo de legalização entejam agora em situação ilegal, criando uma situação “intolerável, de estigmatização e exclusão de milhares de pessoas que procuram o nosso país para trabalhar e viver, fugindo da guerra e da fome, procurando uma vida melhor”. Os imigrantes exigem, por isso, a revogação imediata do despacho de 21 de Março, do SEF, e a criação de um processo regular e ordinário de legalização de todos os imigrantes.

Publicamos aqui um vídeo da deputada bloquista Sandra Cunha:

Manifestação de imigrantes em Lisboa | ESQUERDA.NET

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)