Seminário

Emigração como Património

Graça dos Santos

Silvio Renato Jorge

4 de fevereiro de 2016, 18h00

Sala 1, CES-Coimbra

Moderação: Elsa Lechner (CES)
 

Enquadramento

- “Corpos e vozes em diálogo: Cá e Lá, 35 anos de teatro bilingue em França” por Graça dos Santos (Universidade de Paris-Nanterre-Ouest-La Défense)

Resumo: Cá e Lá, foi (e é) a primeira companhia de teatro bilingue francês-português na Europa, nascida nos anos 80 do século passado. Evocar esta experiência algo singular é citar uma época francesa mesclada com ressonâncias portuguesas: o tempo e o espaço da segunda geração de emigrantes portugueses na região de Paris com afirmações e imagens, que refletem a dupla cultura. Após uma breve reflexão sobre emigração/imigração e as principais mutações dos anos 1960 até hoje, apresentaremos esta companhia de teatro e o seu mais recente projeto: Parfums de Lisbonne, um festival de urbanidades cruzadas entre Lisboa e Paris. Corpos físicos e sociais interpelam a cidade.


- “Literatura sobre a emigração e outras viagens: um patrimônio da dor” por Silvio Renato Jorge (Universidade Federal Fluminense)

Resumo: Na literatura portuguesa do Séc. XX, os temas ligados à emigração desenham um mapa que, se por um lado revela a difusão de um património cultural significativo, por outro, expõe a complexidade dos relacionamentos sócio-afetivos e dos processos de identificação vividos pelo emigrante. De certa forma, essa literatura se contrapõe a um paradigma identitário que relaciona o percurso português no mundo a uma forte presença “civilizadora”, de matriz colonial, constituindo-se como uma viagem às avessas, passível de ser articulada, em níveis distintos, a outras significativas formas de trânsito entre fronteiras observáveis nesse século, como o (auto)exílio e o retorno.



Notas biográficas

Graça dos Santos é licenciada em Estudos Teatrais (1986) pelo Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle – onde foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Belas Artes – e doutorada na Universidade Paris X- Nanterre (1992-1996).

É Professora Associada na Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense, onde é diretora do Departamento de Estudos Lusófonos. É também investigadora no Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le monde Lusophone (CRILUS); investigadora associada no Centre d’Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines (Université Versailles St Quentin, Yvelines) onde codirige com Jean-Claude Yon o seminário de investigação “Histoire du spectacle vivant XIXe et XXe siècles”, na Société d’Histoire du Théâtre, Bibliothèque Nationale de France, Paris; e no Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IELT-FCSH/UNL).

Cofundadora da companhia “Cá e Lá” (Compagnie bilingue français/portugais) tem desenvolvido um trabalho específico sobre o ator bilingue e sobre as conexões teatro e ensino das línguas. É diretora de “Parfums de Lisbonne” – Festival d’urbanités croisées entre Lisbonne et Paris.

Tem vários artigos publicados sobre a história do espectáculo europeu e sobre o teatro português; é autora no Dictionnaire encyclopédique du théâtre à travers le monde (Dir. Michel Corvin), Bordas, Paris 2008; publicou Le spectacle dénaturé, le théâtre portugais sous le règne de Salazar 1933-1968, CNRS éditions, Paris 2002, (editado em português nas edições Caminho), tendo a obra obtido o Prémio «Revelação 2005» do Prémio de Literatura da revista Máxima.


Sílvio Renato Jorge é licenciado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestre (1993) e doutorado (1999) em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Desenvolveu estágios de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (2004) e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2009), com bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

É professor Associado da Universidade Federal Fluminense, onde atua em nível de graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisas financiadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pela FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do rio de Janeiro). É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1D, do CNPq.

Foi Presidente da ABRAPLIP – Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (2003-2005) e da ANPOLL – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (2010-2012). É consultor ad-hoc de CAPES, CNPq e FAPERJ.

Entre as suas publicações, destaque para:
· 2002: Literaturas de Abril e outros estudos, (org.). Niterói: EdUFF;
· 2009: Sobre mulheres e estrangeiros: alguns romances de Olga Gonçalves. Niterói: EdUFF;
· 2010: África, escritas literárias: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, (org. com Carmem Lúcia Tindó Secco e Maria Teresa Salgado). Rio de Janeiro; Luanda: Editora UFRJ; União de Escritores Angolanos;
· 2010: Pensando África, (org. com Carmem Lúcia Tindó Secco e Maria Teresa Salgado). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional.
· 2011: Literaturas Insulares; leituras e escritas de Cabo verde e São Tomé e Príncipe, (org. com Margarida Calafate Ribeiro). Porto: Edições Afrontamento;
· 2014: “As fotografias de um caderno: passeio pelas memórias coloniais de Isabela Figueiredo”. Metamorfoses, revista da Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras de UFRJ.



Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa