Grécia: deputado de extrema direita participa em ataque a bairro de comunidade cigana

06 de janeiro 2013 - 3:19

Na sexta feira, 70 pessoas terão invadido um bairro de uma comunidade cigana, onde incendiaram seis casas e quatro veículos. Entre os atacantes estarão, segundo noticia o Público espanhol, membros do partido de extrema direita Aurora Dourada, entre os quais o deputado Konstantinos Barbarusis.

PARTILHAR

O deputado da Aurora Dourada, ao qual foi retirada a imunidade parlamentar na sequência da sua participação num ataque, em agosto de 2012, contra vendedores ambulantes imigrantes, estará envolvido nesta agressão contra uma comunidade cigana de Etolikon, no Oeste da Grécia.

A polícia grega já prendeu este sábado quatro pessoas e está a tentar localizar outros nove suspeitos de terem participado no ataque que surgiu na sequência de um desentendimento entre dois cidadãos de etnia cigana e dois outros vizinhos, do qual resultou um ferido.

O partido de extrema direita Aurora Dourada não só tem promovido um discurso xenófobo, racista e anti-imigrante como também tem tomado as ruas com práticas violentas. Têm vindo a público várias notícias de espancamentos e perseguições por parte de membros deste partido contra imigrantes e militantes de esquerda. Estes ataques contam, muitas vezes, com a conivência das autoridades gregas.